ADICIONE OUTRO PRODUTO
ADICIONE OUTRO PRODUTO
ADICIONE OUTRO PRODUTO
Toda jornada tem o poder de nos conectar. O poder de nos mover e de impulsionar o mundo para frente. É por isso que estamos comprometidos em reduzir nosso impacto no planeta que amamos explorar, por meio de inovações sustentáveis e de um legado de criação de produtos duráveis que resistem ao tempo.
Explore nosso compromisso com a sustentabilidade abaixo.
PRODUTO
Continuamos a transformar a forma como nossos produtos são feitos e como eles perduram, incorporando materiais mais sustentáveis, ampliando a possibilidade de reparo e avançando em direção a soluções mais circulares.
PLANETA
Estamos comprometidos em minimizar nosso impacto no planeta, reduzindo a pegada dos nossos produtos e diminuindo ainda mais as emissões das nossas próprias operações.
PESSOAS
Com a Regra de Ouro como nosso princípio orientador, estamos comprometidos em criar mais oportunidades para a nossa gente, para que possam se beneficiar do nosso progresso.
Há mais de um século, a Samsonite tem sido líder — pioneira no desenvolvimento da primeira mala de quatro rodas e do sistema de trava de três pontos — e referência em durabilidade. Mas não vamos parar por aí.
Nossas equipes estão comprometidas em identificar inovações que ajudem a reduzir nosso impacto ambiental. Ao desenvolver coleções de malas em edições limitadas que apresentam nossas últimas descobertas, estamos impulsionando novas ideias para futuras inovações.
Por exemplo, nossa edição limitada “Proxis Circular”, lançada em 2025, é feita com pelo menos 60% de materiais biocirculares e reciclados. Pela primeira vez, utilizamos óleo de cozinha reciclado, coletado de cozinhas de restaurantes, para criar o material Roxkin™, extremamente leve e durável, usado na estrutura externa deste produto.
Há mais de um século, a Samsonite tem sido líder — pioneira no desenvolvimento da primeira mala de quatro rodas e do sistema de trava de três pontos — e referência em durabilidade. Mas não vamos parar por aí.
Nossas equipes estão comprometidas em identificar inovações que ajudem a reduzir nosso impacto ambiental. Ao desenvolver coleções de malas em edições limitadas que apresentam nossas últimas descobertas, estamos impulsionando novas ideias para futuras inovações.
Por exemplo, nossa edição limitada “Proxis Circular”, lançada em 2025, é feita com pelo menos 60% de materiais biocirculares e reciclados. Pela primeira vez, utilizamos óleo de cozinha reciclado, coletado de cozinhas de restaurantes, para criar o material Roxkin™, extremamente leve e durável, usado na estrutura externa deste produto.
O produto mais sustentável é aquele que dura. Por isso, criar produtos duráveis, de alta qualidade e funcionais sempre fez parte do nosso legado.
Nossos produtos são rigorosamente testados para suportar as exigências do uso e comprovar sua confiabilidade ao longo do tempo. Muitos dos nossos parceiros de fabricação contam com laboratórios próprios, onde malas e mochilas passam por uma série de testes e ensaios rigorosos para garantir que atendam aos nossos padrões específicos.
Testes de queda:
A bagagem é resfriada a temperaturas muito baixas, carregada com peso e repetidamente derrubada sobre as rodas e carcaças de diferentes alturas para avaliar a resistência a impactos.
Testes de fechamento:
Os fechos são abertos e fechados milhares de vezes para garantir sua funcionalidade e durabilidade.
Testes de rodas:
As malas são rodadas sobre superfícies irregulares por muitos quilômetros para testar a resistência e o desempenho das rodas.
Testes de alças:
As alças de ombro, de mão e de puxador de malas e bolsas são submetidas a repetidos levantamentos e puxões para avaliar sua resistência e durabilidade.
Testes de temperatura e umidade:
Os produtos são expostos a temperaturas e níveis de umidade extremos para avaliar a resistência do material em diversas condições ambientais.
Testes de tombamento:
As malas são colocadas em uma máquina giratória gigante e rodadas sobre obstáculos de madeira e metal para simular as condições de manuseio de bagagens.
Desde 1976, oferecemos serviços de reparo para que nossos clientes possam continuar usando seus productos.
Estamos trabalhando para aprimorar ainda mais a reparabilidade dos nossos produtos — considerando o reparo já na fase de design de cada vez mais itens, incorporando mais elementos de auto-reparo, garantindo maior padronização de peças entre as coleções e utilizando componentes que sejam mais fáceis de desmontar, como peças de encaixe ou parafusos em vez de rebites.
Como parte de nossas amplas garantias de produto, que cobrem materiais e mão de obra, atualmente oferecemos serviços de reparo em aproximadamente 70 países ao redor do mundo, inclusive em muitas de nossas lojas.
Estamos inovando para reduzir nossa pegada ambiental, incorporando materiais mais sustentáveis, como conteúdo reciclado, sem abrir mão da durabilidade. Em 2024, aproximadamente 47% das vendas líquidas da Samsonite vieram de produtos que incorporam materiais reciclados.*
2018 · Poliéster Reciclado
Introduzimos nossa primeira coleção incorporando uma parte de PET reciclado pós-consumo, proveniente de garrafas plásticas recicladas. Desde então, continuamos a expandir e aumentar o uso de poliéster reciclado em forros e tecidos externos.
2019 · Polipropileno e Policarbonato Reciclados
Lançamos a Samsonite S’Cure Eco, nossa primeira mala com a carcaça externa parcialmente feita de polipropileno reciclado pós-consumo, proveniente de resíduos domésticos como potes de iogurte. Atualmente, incorporamos os mesmos materiais em vários dos nossos produtos rígidos mais vendidos.
2024 · Alumínio Reciclado
Expandimos o uso de materiais reciclados além dos plásticos, lançando produtos contendo uma parte de alumínio reciclado pós-consumo no puxador, como no nosso ESSENS Limited Edition, proveniente de fontes como aviões, latas de refrigerante e outros. Já estamos trabalhando para expandir o uso de alumínio reciclado em nossas coleções principais.
*Embora muitos de nossos produtos já incluam materiais reciclados no forro, estamos aumentando o número de produtos que também incorporam materiais reciclados em outros componentes-chave, como a concha externa e/ou tubos do puxador. Em 2024, o peso de materiais reciclados incorporados em nossos produtos varia de X% a XX%.
Estamos explorando como podemos apoiar nossos clientes no processo de reciclagem ou reaproveitamento de seus produtos no fim de sua vida útil.
Para demonstrar como a reciclagem de produtos antigos pode gerar novos itens, em 2024, introduzimos o “ESSENS Limited Edition”, um passo inovador em direção a um design mais circular. A concha externa foi feita com pelo menos 35% de malas recicladas de segunda mão e pelo menos 45% de outros resíduos pós-consumo reciclados, em peso.
Até agora, implementamos vários pilotos regionais na Europa e na Ásia. Por exemplo, na Indonésia, coletamos mais de 2.000 malas de segunda mão e, em colaboração com a agência de upcycling WERGUD, transformamos essas malas em mesas coloridas, tapetes de chão e áreas de recreação para crianças, revitalizando o espaço comunitário no Hang Tuah Park em Jakarta.
Alcançamos 100% de eletricidade renovável em nossas lojas próprias, instalações de fabricação e distribuição, e escritórios pela primeira vez em 2023, dois anos antes da nossa data-alvo. Conseguimos isso por meio de uma combinação de geração solar no local, participação em programas de energia verde e compra de certificados de energia renovável. Nossas instalações de fabricação e distribuição, incluindo Oudenaarde, Bélgica, e Nashik, Índia, possuem instalações solares no local.
A grande maioria das nossas emissões de carbono provém dos materiais utilizados em nossos produtos. É por isso que estamos focados em aumentar o uso de materiais com menor pegada de carbono, como poliéster reciclado, polipropileno reciclado, policarbonato reciclado e também alumínio reciclado.
Para formalizar nosso compromisso, estabelecemos uma meta ambiciosa de reduzir as emissões provenientes da compra de bens e serviços em 52% por unidade de lucro bruto até 2030, em comparação com nossa linha de base de 2022. Em nível de Grupo, essa meta foi validada pela iniciativa “Science-Based Targets.” ( metas baseadas na Ciência )
Para reduzir o desperdício, definimos princípios de embalagem sustentável em toda a organização: reduzir o uso de materiais, usar embalagens reutilizáveis e recicláveis e priorizar materiais mais sustentáveis sempre que possível. Em 2025, começaremos a implementar essas práticas em nossas operações.
Alcançamos 100% de eletricidade renovável em nossas lojas próprias, instalações de fabricação e distribuição, e escritórios pela primeira vez em 2023, dois anos antes da nossa data-alvo. Conseguimos isso por meio de uma combinação de geração solar no local, participação em programas de energia verde e compra de certificados de energia renovável. Nossas instalações de fabricação e distribuição, incluindo Oudenaarde, Bélgica, e Nashik, Índia, possuem instalações solares no local.
A grande maioria das nossas emissões de carbono provém dos materiais utilizados em nossos produtos. É por isso que estamos focados em aumentar o uso de materiais com menor pegada de carbono, como poliéster reciclado, polipropileno reciclado, policarbonato reciclado e também alumínio reciclado.
Para formalizar nosso compromisso, estabelecemos uma meta ambiciosa de reduzir as emissões provenientes da compra de bens e serviços em 52% por unidade de lucro bruto até 2030, em comparação com nossa linha de base de 2022. Em nível de Grupo, essa meta foi validada pela iniciativa “Science-Based Targets.” ( metas baseadas na Ciência )
Para reduzir o desperdício, definimos princípios de embalagem sustentável em toda a organização: reduzir o uso de materiais, usar embalagens reutilizáveis e recicláveis e priorizar materiais mais sustentáveis sempre que possível. Em 2025, começaremos a implementar essas práticas em nossas operações.
Nossas pessoas são a força motriz por trás de nossos negócios e esforços em sustentabilidade. Alcançamos nossa meta de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para todos os colaboradores até o final de 2024 — um ano antes do previsto.
Oferecemos oportunidades como treinamento de liderança, desenvolvimento de habilidades e ferramentas de gestão de desempenho para todos os colaboradores — alinhados com nosso compromisso de ajudar nossos funcionários a alcançar seu pleno potencial.
Somos uma marca global, e nossa cultura é composta por muitas nacionalidades e origens. Buscamos garantir que a Samsonite seja um lugar acolhedor e que criemos um ambiente de trabalho e uma cultura empresarial que ajudem nossas equipes a crescer e prosperar juntas.
Nossa pesquisa bianual de Cultura e Inclusão fornece perspectivas valiosas de nossas equipes. Guiados por esse feedback, estamos comprometidos em priorizar inovação, reconhecimento, desenvolvimento profissional e trabalho em equipe como áreas-chave para o crescimento contínuo.
Trabalhamos de perto com nossos fornecedores para promover condições de trabalho justas e seguras. Pedimos a todos os fornecedores de produtos acabados e de certos fornecedores de matérias-primas e componentes que assinem nossa Carta Ética, nosso código de conduta para fornecedores, que estabelece 10 princípios fundamentais sobre a proteção das pessoas em nossa cadeia de suprimentos. Em seguida, nossos fornecedores devem compartilhar nossas expectativas com seus próprios fornecedores.
Também inscrevemos um subconjunto de fornecedores em nosso Programa Global de Conformidade Social para ser auditado. Realizamos diversas atividades, como treinamentos para fornecedores, ao longo do ano para promover uma maior compreensão sobre os tópicos de conformidade social e melhorar o desempenho dos fornecedores nas certificações e auditorias subsequentes.
Nossas pessoas são a força motriz por trás de nossos negócios e esforços em sustentabilidade. Alcançamos nossa meta de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para todos os colaboradores até o final de 2024 — um ano antes do previsto.
Oferecemos oportunidades como treinamento de liderança, desenvolvimento de habilidades e ferramentas de gestão de desempenho para todos os colaboradores — alinhados com nosso compromisso de ajudar nossos funcionários a alcançar seu pleno potencial.
Somos uma marca global, e nossa cultura é composta por muitas nacionalidades e origens. Buscamos garantir que a Samsonite seja um lugar acolhedor e que criemos um ambiente de trabalho e uma cultura empresarial que ajudem nossas equipes a crescer e prosperar juntas.
Nossa pesquisa bianual de Cultura e Inclusão fornece perspectivas valiosas de nossas equipes. Guiados por esse feedback, estamos comprometidos em priorizar inovação, reconhecimento, desenvolvimento profissional e trabalho em equipe como áreas-chave para o crescimento contínuo.
Trabalhamos de perto com nossos fornecedores para promover condições de trabalho justas e seguras. Pedimos a todos os fornecedores de produtos acabados e de certos fornecedores de matérias-primas e componentes que assinem nossa Carta Ética, nosso código de conduta para fornecedores, que estabelece 10 princípios fundamentais sobre a proteção das pessoas em nossa cadeia de suprimentos. Em seguida, nossos fornecedores devem compartilhar nossas expectativas com seus próprios fornecedores.
Também inscrevemos um subconjunto de fornecedores em nosso Programa Global de Conformidade Social para ser auditado. Realizamos diversas atividades, como treinamentos para fornecedores, ao longo do ano para promover uma maior compreensão sobre os tópicos de conformidade social e melhorar o desempenho dos fornecedores nas certificações e auditorias subsequentes.
A transparência é importante para nós. Desde 2017, o Grupo Samsonite tem reportado nossos esforços em sustentabilidade e continua a fazê-lo até hoje.
Em 2020, introduzimos nossa estratégia de sustentabilidade, Nossa Jornada Responsável, que se baseia em nosso legado de 115 anos de inovação e é a bússola que orienta nossa tomada de decisões em nossa jornada até 2030.
RELATÓRIO 2024 SOBRE OUR RESPONSIBLE JOURNEY